Dicas de Conservação

Conheça algumas dicas para prolongar a vida util de seu uniforme.

A boa apresentação e durabilidade do uniforme depende muito do modo de lavagem. As peças são de tecido delicado, de alta tecnologia, de forma a proporcionar o melhor caimento, com beleza e conforto.

Para que seu uniforme possa durar mais tempo, sempre em boas condições, valorizando sua boa apresentação e seu profissionalismo, seguem algumas recomendações quanto á manutenção adequada das peças do uniforme:

- Lavar manualmente.
- É absolutamente contra indicada a utilização de produtos á base de cloro, como água sanitária e alvejante, pois o cloro contido nestes produtos danifica as fibras do tecido.
- Não deixar o uniforme de molho em hipótese alguma.
- Use sabão neutro ou sabão em pó específico para roupas coloridas. Nunca use produtos recomendados para realçar a cor branca.
- Deixe o sabão ou detergente dissolver-se totalmente antes de adicionar o uniforme.
- Recomenda-se não centrifugar.
- Recomenda-se que a secagem do uniforme seja feita ŕ sombra. No caso de secagem ao sol, deverá ser feita pelo lado avesso do uniforme.
- Passar o uniforme com ferro em temperatura média, protegido por outro tecido ou pelo lado avesso.
- Recomenda-se cuidado ao escolher cosméticos como desodorantes, por exemplo, pois estes podem manchar o seu uniforme.
- Caso o uniforme apresente-se impregnado de sujeira ou manchas de difícil remoção, recomenda-se utilizar os serviços de uma lavanderia especializada.

Como tirar Manchas de Tecidos

Manchas sólidas:

1. Com uma faca cega ou uma espátula remova o excesso.
2. Passe uma escova bem macia para soltar o pó.
3. Retire o pó com um aspirador de pó.
4. Passe um pano limpo embebido em álcool ou em uma mistura de água e sabão neutro.
5. Quem usar a mistura de água e sabão neutro, deve removê-la completamente com um pouco de água e secar com um pano limpo e seco.


Manchas líquidas em geral:

1. Para mancha aquosa use uma solução fraca de amoníaco ou detergente e água. Remova-a completamente com um pano úmido e limpo e passe depois um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.
2. Para manchas oleosas use detergente concentrado de cozinha. Espere alguns minutos. Com um pano retire o excesso. Passe um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.


Produtos indicados para manchas específicas:

1. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).
2. água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.
3. álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama
4. Bórax: para retirar manchas ácidas de vinho, frutas e café.
5. Leite: para retirar manchas de vinho tinto de tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.
6. Magnésia: para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).
7. Talco: para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.
8. Vaselina: para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com um algodão embebido em tetra cloreto de carbono.
9. Vinagre branco: para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.


Atenção

1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada das manchas.


Alimentos com corantes x Pasta de dente:
Os alimentos que levam na sua composição corantes artificiais deixam manchas difíceis de sair. Para que isso não aconteça, passe um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxágüe com água fria.


Batom x álcool:
Para remover manchas de batom dos guardanapos, é só esfregar um pouco de álcool de farmácia sobre o tecido.


Batom ou Tinta x Laquê para cabelos:
Para remover manchas de batom ou tinta, de suas roupas, aplique um pouco de laquê para cabelos no tecido, antes de lavar.


Cafê x água quente:
Quando derramar cafê, estenda a parte atingida sobre uma tigela e despeje água fervente até a sujeira desaparecer.


Cal x Vinagre ou Limão:
Para retirar manchas de cal de roupas brancas, basta lavar com água e sabão. Em tecidos de cor, aplique um pouco de vinagre ou suco de limão e lave com bastante água.


Caneta x Laquê:
Para tirar manchas de canetas esferográficas, passe bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro.


Caneta x Leite Azedo:
Manchas causadas como caneta esferográfica podem ser retiradas esfregando a área afetada com leite azedo, ou com uma mistura de leite e vinagre.


Chocolate x Glicerina:
Manchas de chocolate nos tecidos de lã desaparecem esfregadas com algodão embebido em glicerina. Com um outro algodão umedecido em água morna, retira-se a glicerina.


Ferro de passar x água fria:
Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro, mergulhe a roupa imediatamente em água fria e deixe de molho durante 24 horas.


Ferro de passar x água Oxigenada: Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro de passar roupa, basta passar água oxigenada sobre a parte afetada e em seguida lave apenas com água.


Ferrugem x Leite Azedo:
Se alguma roupa branca ficar manchada por ferrugem, esfregue no local um pouco de leite azedo.


Ferrugem x Limão e Bicarbonato:
Se você achar dificuldades em tirar manchas de ferrugem dos tecidos, passe uma mistura de limão e bicarbonato.


Ferrugem x Limão com Sal:
Manchas de ferrugem em tecidos saem , se você embeber o tecido com suco de limão, cobrir com uma camada de sal e deixar ao sol por uns 20 minutos. Repita a operação se a mancha não sair totalmente.

Gordura x Papel e Ferro de passar:
Se algum tecido ficou manchado de gordura, coloque um papel impermeável embaixo da mancha e depois passe por cima o ferro bem quente. O papel absorverá a gordura, fazendo a mancha sumir.

Gordura x Éter ou Benzina:
O melhor método para tirar mancha de gordura de um tecido de seda é usar éter ou benzina. Assim, evita-se que a mancha se alastre.


Iodo x álcool ou Leite:
Para manchas de iodo, aplique álcool ou passe um pano embebido em leite. Em seguida lave com água fria e sabão.


Mancha x água fria:
Quando um liquido cai em sua roupa, não use água morna para retira-lo, pois isto firma a mancha, enquanto a água fria geralmente a retira.


Mancha x limão:
As manchas de roupas desaparecem, se você deixar de molho durante toda a noite, em água misturada com o suco de três ou quatro limões.


Mofo x Limão e Sal:
Para mofo, coloque a roupa ao sol e escove bem. Se não sair, prepare uma pasta com suco de limão e sal e leve ao sol. Lave depois com água e sabão e somente use essa pasta se o tecido for de cor firme.


Óleo x Limão e Fubá:
Manchas de óleo em tecidos saem completamente, se você esfregar uma mistura pastosa de fubá com suco de limão sobre a área afetada.


Roupa x Sal:
Antes de usar qualquer produto para tirar manchas dos tecidos, passe sobre o local um pouco de sal de cozinha úmido. Isto vai fazer com que a mancha saia com maior facilidade.


Sangue x água fria:
Se a roupa for manchada com sangue, mergulhe-a mais rápido possível em água fria. Quando a mancha começar a desbotar na água, esfregue-a muito bem com água quente e sabão neutro.


Suor x Sal:
Você elimina manchas de suor de roupas laváveis, deixando-as de molho numa solução forte de água salgada.


Suor x álcool e Amoníaco:
Você elimina manchas de suor de roupas, esfregando-as com uma solução igual de álcool e amoníaco.
MentalPress 21

A importância do Uniforme na empresa

O uniforme corporativo é uma forte ferramenta para implantar e aprimorar a cultura da elegância e da imagem adequada dentro de uma empresa

MentalPress 13

Dicas de Conservação e Uso do Uniforme

Para que seu uniforme possa durar por muito mais tempo, sempre em boas condições, valorizando sua boa apresentação e seu profissionalismo

MentalPress 1

Qual o uniforme ideal para a minha empresa

Uniformizar a empresa é um passo importante para criar padronização e melhorar a organização interna da empresa, veja 8 dicas de como fazer isso